Testes com produtos à base de cannabis

Anvisa autoriza laboratório em Campinas (SP) a testar produtos de cannabis medicinal

Apex Science entra para grupo restrito de laboratórios certificados pela Anvisa, autorizado a realizar análises técnicas de produtos derivados de cannabis no Brasil.

Por Gabiiweed, Rio de Janeiro - 12/05/2025 às 8h

Anvisa autoriza laboratórios para testes com cannabis medicinal no Brasil (Rafa Neddermeyer/Agência Brasil)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a ampliação do escopo de atuação do laboratório Apex Science Consultoria Analítica Ltda., sediado em Campinas (SP), para incluir a análise de produtos para a saúde e produtos à base de cannabis. A decisão foi formalizada por meio da Resolução-RE nº 1.742, publicada no Diário Oficial da União no dia 12 de maio de 2025.

Com a nova autorização, a Apex Science passa a integrar a Rede Brasileira de Laboratórios Analíticos em Saúde (REBLAS) com habilitação para realizar análises desses produtos, fortalecendo a capacidade nacional de controle de qualidade e segurança sanitária.

Laboratório passa a atuar com produtos de cannabis no Brasil

A Apex Science, fundada em 2014, já era certificada pela Anvisa para realizar análises de medicamentos, insumos farmacêuticos, saneantes, cosméticos e produtos de higiene pessoal. Com a ampliação, o laboratório passa a atuar também na avaliação de produtos de cannabis — segmento em expansão, especialmente na área de uso medicinal.

Essa habilitação coloca a empresa entre os poucos laboratórios brasileiros aptos a realizar esse tipo de serviço, em conformidade com a RDC nº 327/2019, que regulamenta a produção e comercialização de produtos derivados de cannabis no país.

                      

Responsáveis da Apex Science novo laboratório autorizado em Campinas (SP) (reprodução/Instagram/apexsci)

Publicação oficial reforça infraestrutura de controle sanitário

A Resolução-RE nº 1.742 foi assinada por Graziela Costa Araújo, gerente de Laboratórios de Saúde Pública da Anvisa, e entra em vigor na data de sua publicação. A medida não altera o período de vigência da habilitação inicial concedida ao laboratório.

A decisão da agência ocorre em um momento em que o Brasil discute a modernização das regras para o setor. A Anvisa já aprovou a abertura de uma consulta pública para revisar a RDC 327/2019, visando melhorar critérios de prescrição, dispensação e rotulagem, além de ampliar as vias de administração permitidas.

Com a inclusão de produtos de cannabis no escopo da Apex Science, o Brasil avança no fortalecimento da infraestrutura laboratorial voltada ao controle sanitário, acompanhando o crescimento do mercado canábico e reforçando a segurança dos pacientes e consumidores.


Comentários

Matérias mais acessadas

Estande que Custou 7 Mil Dólares é Fechado no Último Dia da ExpoCannabis Brasil

Conheça o Esquema que Cassiano Gomes Utilizou por Meio de Raul Diniz para Desviar Dinheiro da ABRACE

Morre Tassio Bacelar Após Queda de Bicicleta em Salvador, BA.