Empresa testa antídoto para “intoxicação” por cannabis com apoio do governo dos EUA
Medicamento injetável é financiado pelo National Institute on Drug Abuse (NIDA) e afirma ser voltado para crianças e jovens expostos ao THC
 Pesquisa de antídoto para cannabis recebe verba do governo dos EUA | Reprodução/Pexels              A empresa americana Anebulo Pharmaceuticals iniciou um estudo clínico para testar um medicamento chamado Selonabant, voltado ao tratamento de “intoxicação” por cannabis. O ensaio de Fase 1 será feito em jovens adultos saudáveis para verificar a segurança e a tolerância do remédio.
O estudo recebe financiamento do National Institute on Drug Abuse (NIDA), um instituto ligado ao governo dos Estados Unidos que investe em pesquisas sobre drogas e tratamentos para intoxicação e dependência. O NIDA destinou quase US$ 1 milhão ao projeto, reforçando a importância de desenvolver soluções rápidas para casos graves de “intoxicação”.
Como o antídoto age
O Selonabant atua bloqueando os efeitos do THC, substância psicoativa da cannabis. O medicamento pode ajudar a reverter sintomas como confusão, sonolência e dificuldade para respirar. Pesquisas anteriores com adultos mostraram resultados positivos, e agora a versão injetável está sendo avaliada para uso em crianças, que são mais sensíveis aos efeitos da planta.
A segundo o estudo, a “intoxicação” em crianças pode causar depressão do sistema nervoso, problemas respiratórios e desmaios. Por isso, o desenvolvimento de um antídoto seguro é considerado importante para a saúde pública.

Centro de pesquisa do National Institute on Drug Abuse (NIDA), em Baltimore, Maryland (Foto: Reprodução/NIDA)
Perspectivas e importância do estudo
Se os testes forem bem-sucedidos, o medicamento poderá ser usado em emergências médicas para tratar rapidamente casos graves de “intoxicação” por cannabis. A continuação dos ensaios clínicos deve fornecer dados essenciais sobre a segurança e a eficácia do remédio, ajudando a proteger crianças e jovens expostos acidentalmente ao THC.
 

 
 
 
 
 
 
 


COMENTÁRIOS