Seja bem-vindo
,03/02/2026

    • A +
    • A -
    Publicidade

    Cultivo indoor de cannabis é apreendido em Ubatuba, litoral norte de São Paulo

    PC encontrou sistema estruturado de plantio em área residencial, encaminhou equipamentos apreendidos para perícia técnica e prendeu um homem


    Cultivo indoor de cannabis é apreendido em Ubatuba, litoral norte de São Paulo Material apreendido | Reprodução/PCSP

    Uma ação conduzida pela Polícia Civil de São Paulo realizou operação em Ubatuba, na manhã desta sexta-feira (30), que resultou na descoberta de um cultivo de cannabis em conjunto habitacional no litoral norte de São Paulo. A iniciativa teve como objetivo interromper uma atividade ilícita em área residencial, considerada irregular pelas autoridades, e culminou na prisão de um homem apontado como responsável pelo local.

    A operação foi deflagrada após meses de apuração, que indicavam a existência de uma plantação de cannabis em ambiente residencial, com funcionamento contínuo e uso de técnicas especializadas. Durante o cumprimento dos mandados judiciais, os agentes localizaram uma estrutura de cultivo indoor foi localizada em apartamento situado no bairro Marafunda, em Ubatuba.

    De acordo com a investigação, o imóvel havia sido adaptado para abrigar um sistema estruturado de cultivo de cannabis, com controle rigoroso de fatores ambientais. Segundo a polícia, o responsável utilizava sementes selecionadas e métodos específicos para potencializar o desenvolvimento da planta, o que chamou a atenção dos investigadores pela complexidade do esquema.

    Sistema de cultivo utilizava equipamentos especializados

    No interior do apartamento, os policiais encontraram equipamentos especializados para cultivo em ambiente fechado, considerados de alto custo. A estrutura incluía tendas próprias para plantio indoor, iluminação LED de espectro completo para cultivo, além de sistemas de ventilação e exaustão destinados ao controle de temperatura e umidade no cultivo indoor.

    Também foram apreendidos temporizadores utilizados para automação dos ciclos de luz, recurso que permite simular condições ideais para as diferentes fases de crescimento da planta. Para os investigadores, o conjunto tecnológico reforça o indício de planejamento e investimento financeiro elevado, sendo a estrutura considerada de alto custo pela polícia


    Cultivo apreendido

    Plantas apreendidas na ação (Foto: Reprodução/PCSP)


    Além dos insumos agrícolas, a equipe localizou nove aparelhos celulares e duas máquinas utilizadas para transações financeiras. A apreensão de celulares e máquinas de pagamento é apontada pela autoridade policial como elemento que sustenta a suspeita de comercialização direta do produto. Todo o material recolhido foi preservado e os materiais apreendidos foram encaminhados para perícia, que ficará a cargo do Instituto de Criminalística realizará análise técnica.

    Investigação segue para identificar possíveis envolvidos

    A apuração é investigação coordenada pela Polícia Civil, sob responsabilidade do delegado Rodrigo Cunha Soares. Segundo a corporação, a polícia apura possível rede de distribuição associada ao responsável pelo imóvel, não sendo descartada a participação de outras pessoas no esquema.

    O homem detido foi conduzido à unidade policial e preso permanece à disposição da Justiça. De forma preliminar, ele deve responder por crime previsto no artigo 33 da Lei de Drogas, conforme a Lei nº 11.343/2006, respeitado o princípio da presunção de inocência.

    As autoridades destacam que ações de repressão ao cultivo ilegal de cannabis seguem sendo realizadas de forma contínua, especialmente em casos que envolvem atividade ilícita em área residencial, onde há potencial risco à coletividade e impacto direto sobre a vizinhança.




    COMENTÁRIOS

    Buscar

    Alterar Local

    Anuncie Aqui

    Escolha abaixo onde deseja anunciar.

    Efetue o Login

    Recuperar Senha

    Baixe o Nosso Aplicativo!

    Tenha todas as novidades na palma da sua mão.